O que já é realidade
As empresas farmacêuticas estão se esforçando para acompanhar as mudanças trazidas pela tecnologia digital. As comunicações móveis, a nuvem, as análises avançadas e a Internet das Coisas estão entre as inovações que estão começando a transformar o setor de saúde da mesma maneira como já transformaram os setores de mídia, varejo e bancário. Os executivos da indústria farmacêutica estão bem cientes do potencial disruptivo e estão experimentando uma ampla gama de iniciativas digitais. No entanto, muitos acham difícil determinar quais iniciativas serão ampliadas e como, sendo que ainda não está claro o que será visto como sucesso digital daqui a cinco anos. Este artigo visa remediar isso. Acreditamos que as tendências disruptivas indicam onde a tecnologia digital agregará o maior valor na indústria farmacêutica e devem orientar as empresas à medida que estas elaborarem uma estratégia para o sucesso digital.
O cuidado baseado em resultados está se tornando o centro das atenções
Os pagadores e os governos têm um foco cada vez mais aguçado na gestão de custos, ao mesmo tempo em que melhoram os resultados dos pacientes, aumentando ainda mais o ônus para as empresas farmacêuticas em demonstrarem o valor de seus medicamentos no mundo real – e não apenas em ensaios randomizados controlados – para que estas possam reter o acesso ao mercado e precificação premium. Nesse ambiente, as soluções “além da pílula”, habilitadas digitalmente, que incluem não apenas medicamentos, mas também sensores para coletar e analisar dados para monitorar a condição de um paciente entre visitas a profissionais de saúde, estão se tornando críticas para atender às necessidades de ambas as partes. Essas soluções ajudam a direcionar a adesão ao tratamento e os resultados que os pagadores e governos buscam, gerando os dados que as empresas farmacêuticas precisam para demonstrar a eficácia superior de seus medicamentos.
Os pacientes estão se tornando mais envolvidos
Na era digital, os pacientes são muito menos dependentes de seus médicos para aconselhamento, cada vez mais capazes e dispostos a assumir maior controle de sua própria saúde. Eles se sentem empoderados com a grande quantidade de informações de saúde disponíveis on-line e em aplicativos, e pela variedade de dispositivos utilizáveis de saúde e fitness, como FitBit e Apple Watch. Em uma pesquisa, mais de 85% dos pacientes disseram estar confiantes em sua capacidade de assumir a responsabilidade por sua saúde e sabiam como acessar os recursos on-line para ajudá-los. Além disso, os pacientes estão mais ansiosos para avaliar diferentes produtos de saúde e serviços, dado que suportam uma proporção crescente dos custos. Em um mundo digital, a capacidade de envolver os pacientes ao fazer essas avaliações pode ser fundamental para o sucesso do modelo comercial de uma empresa farmacêutica.
Novos concorrentes estão chegando
Informações e insights sobre o histórico dos pacientes e os processos clínicos não são mais a preservação do sistema de saúde tradicional. Onde antes os registros médicos baseados em papel dos profissionais de saúde eram a principal fonte de dados de saúde do paciente e os dados de pesquisa e desenvolvimento de medicamentos eram mantidos dentro das paredes das empresas farmacêuticas, hoje, empresas de tecnologia como Apple, IBM e Qualcomm Technologies estão entrando no mercado de cuidados de saúde. Eles podem interagir com pacientes por meio de aplicativos, dispositivos de saúde e fitness e comunidades on-line, por exemplo. E eles podem coletar petabytes de dados dessas e de outras fontes, como registros médicos eletrônicos e pedidos de seguro, captando informações valiosas. Por exemplo, a plataforma IBM Watson Health – recentemente ao centro de uma parceria com a Apple e sua plataforma de dados de sensores de saúde HealthKit – está usando recursos avançados de análise e processamento de linguagem natural para oferecer suporte a decisões clínicas. As empresas farmacêuticas precisarão decidir em breve como se posicionar para competir ou colaborar com esses novos participantes ou elaborarem recursos complementares.
Mais informações estão disponíveis sobre o desempenho do produto
Historicamente, as empresas farmacêuticas controlam tanto a geração quanto a disseminação de informações sobre seus produtos. As tecnologias digitais enfraqueceram esse controle, abrindo uma série de canais de informação novos e independentes. Existem comunidades on-line para compartilhar e discutir experiências, aplicativos e sensores dos pacientes para monitorar o impacto da terapia no dia a dia do paciente e agregar a análise avançada de dados para vincular conjuntos de dados complexos e gerar novos insights sobre a segurança e eficácia de medicamentos. Em contrapartida, as empresas farmacêuticas terão de desenvolver suas capacidades para antecipar ou reagir rapidamente a essas novas fontes de evidência e continuarem a ser a principal fonte de autoridade sobre o desempenho de seus produtos.
A eficiência e a agilidade do processo está melhorando drasticamente
Análises avançadas, sensores e a automação de decisões complexas são capazes de fornecer uma mudança na eficiência, velocidade, qualidade e capacidade de resposta dos processos de negócios em todos os setores. A indústria farmacêutica não é exceção. Para prosperar em um mundo digital, as empresas farmacêuticas precisarão implantar tecnologias de próxima geração para otimizar seus processos de negócios. Eles precisam obter transparência quase em tempo real do seu portfólio de testes clínicos em P & D, por exemplo, e planejamento de vendas e operações sem atritos na cadeia de suprimentos, bem como atender novas expectativas em eficiência e agilidade de clientes, funcionários, pacientes e fornecedores.
Contra esse pano de fundo, acreditamos que há quatro áreas principais nas quais o desenvolvimento digital irá gerar valor para as empresas farmacêuticas, construindo o que vemos como os componentes primordiais do sucesso digital – a capacidade de oferecer atendimento mais personalizado aos pacientes e se envolver mais com médicos e pacientes, usando dados para obter insight e tomadas de decisão superiores e transformar os processos de negócio para proporcionar respostas em tempo real.
As empresas não precisam se tornar líderes em todas as quatro áreas da empresa – algumas oferecem mais valor do que outras em relação a qualquer doença, dependendo da dinâmica do mercado e de seu portfólio. Mas para decidir onde concentrar seus esforços, eles precisam desenvolver um ponto de vista sobre o potencial de cada área para transformar seus modelos comerciais e de inovação. Para ajudar nessas decisões, esboçamos aqui uma imagem de como acreditamos que as empresas farmacêuticas de sucesso operarão em cada área no futuro próximo.
O que está muito próximo de chegar
Cuidados personalizados: Sensores e serviços digitais para tratamento sob medida 24 horas por dia, sete dias por semana
A capacidade de personalizar as interações com as partes interessadas é um importante impulsionador de valor da tecnologia digital em qualquer setor. Na indústria farmacêutica, esse valor será agregado em grande parte por meio do uso de sensores e serviços digitais para fornecer atendimento personalizado 24 horas por dia.
Engajamento completo: conversas Omnichannel com médicos e pacientes
As tecnologias de engajamento digital abrem um novo mundo para o marketing, a troca de informações e o recrutamento para testes. Representantes de vendas de produtos farmacêuticos, contatos médico-científicos e equipes de atendimento ao paciente podem informar e influenciar pacientes, médicos e profissionais de saúde pessoalmente ou por meio de telefones celulares, Internet, aplicativos ou mídias sociais. Os pacientes já estão começando a usar portais de pacientes para seus registros médicos e se comunicarem com seus médicos, e usam aplicativos para preencherem roteiros e comunidades on-line de pacientes para falarem com outros pacientes com a mesma doença.
Visão orientada por dados: análise avançada para aumentar o pipeline e o valor comercial
As empresas farmacêuticas têm uma grande quantidade de dados, geralmente trancados em diferentes silos técnicos e organizacionais. Alguns já estão ligando e minerando seus conjuntos de dados para melhorar seus pipelines, produtos e estratégias. Mas ainda existe uma enorme oportunidade para criar mais valor a partir de dados e análises usando fontes de dados internas e externas para gerar resultados superiores.
Resposta em tempo real: processos automatizados para melhorar custos, reações e agilidade
Nuvem e tecnologia móvel, sensores e business intelligence de última geração trarão uma nova onda de automação nos processos de negócios – isto é, fluxos de trabalho automatizados e simplificados com poucas transferências e transparência de ponta a ponta em tempo real sobre o progresso, custos e valor de negócio. Isso levará a uma mudança radical na eficiência, na capacidade de resposta e na agilidade de uma ampla gama de processos complexos, muitas vezes multifuncionais, sejam eles no back office, na cadeia de suprimentos, em P & D ou comercial. Os bancos já demonstraram que o tempo de processamento e os custos associados à abertura de uma conta ou geração de hipoteca podem ser reduzidos em até 99% e 70%, respectivamente, com um novo design desses processos multifuncionais e capacitação por meio de tecnologia digital de ponta.
Barreiras internas precisam ser superadas
A maioria das empresas farmacêuticas começou a elaborar algumas capacidades digitais, mas o talento e os recursos para seus esforços podem ser fragmentados, muitas vezes em centenas de pequenas iniciativas. Sem uma orientação estratégica clara e um forte patrocínio sênior, as iniciativas digitais muitas vezes penam para garantir o financiamento e os recursos humanos necessários para alcançar uma escala viável, e não conseguem superar as barreiras relacionadas a sistemas de TI inflexíveis. Talentos e parcerias também são questões críticas – muitas empresas percebem que precisam formar parcerias para adquirir capacidades digitais e habilidades de especialistas, mas muitas vezes não tem clareza sobre quais tipos de parcerias devem ser estabelecidas e como extrair valor delas.